Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Moinhos Preview, com Paulo Borges


Ontem de noite, a Mercedita assistiu palestra com Paulo Borges, dentro da programação Moinhos Preview, em Porto Alegre. Foi ele o idealizador do São Paulo Fashion Week. Atualmente, Paulo é presidente da Luminosidade, empresa que também promove o Fashion Rio e é responsável pela criação e publicação da revista ffw_MAG! e do portal FFW.com.br.

Ouvindo o cara falar sobre a motivação de lançar eventos de moda, dá pra dizer que ele é um dos grandes responsáveis pela organização do segmento no Brasil. O objetivo principal dele era organizar a indústria de moda nacional, já que cada uma lançava sua coleção em épocas diferentes, deixando o processo mais complicado pra todo mundo.

Além disso, não existia um jornalismo de moda, o que é imprescindível para "alimentar"o setor com informações, gerando pautas e despertando o interesse do mercado. Paulo se ligou em tudo isso, botou a mão na massa e hoje - 15 anos depois - muitos gringos elogiam a organização das nossas semanas de moda. Palminhas!!


Seguem alguns toques da palestra:

Deu Brasil 
Estamos na moda. Isso se reflete não só nas estampas, mas também nos materias de roupas e acessórios, como os feitos à mão. Exemplo: crochês, cestaria, miçangas.


 Cores
O laranja tem destaque, mas vem acompanhado de tons de azul, lima, vermelho, preto e branco.

Bolsas
Pequenas e de mão.

Apego
Não jogue fora peças que você gosta. Elas dizem algo sobre você, representam algo com o que você se identifica. É isso que forma seu estilo. Guarde e use estas peças combinadas com peças da estação atual.

Conselho
Os novos criadores tem uma concorrência muito maior hoje em dia. Eles devem aprender a co-criar. Ninguém cria sozinho. São as equipes que criam as coleções e isso vale para pequenas e grandes marcas. Antes de investir numa marca própria, busque emprego numa grande empresa e aprenda todos os meandros do negócio. Entenda a produção, conheça s fornecedores, estabeleça relações.

O evento foi uma promoção do Moinhos Shopping e teve mediação das consultoras de moda Patrícia Parenza e Patrícia Pontalti, do blog As Patrícias. Único ponto negativo foi o local: na praça de alimentação.

Nenhum comentário: